sexta-feira, 14 de outubro de 2011

E tudo começa pela boca

Oi FLORES!
Tudo bem com vocês? Comigo tudo indo bem GRAÇAS A DEUS! E xô urucubaca que comigo ninguém pode! Hehehe...
Nem vou tocar no assunto de R.A porque eu to muiiiiiiiiito brava comigo. Da última vez que me pesei tava com   82 KG. Isso mesmo meninas pode? Masssssssss como eu disse a compulsão anda me comendo pelas pernas e eu comendo tudo oque vejo pela frente...então bora lá dar uma segurada né Dona Déborah. Não sei se acontece com vocês mas tem épocas que quanto mais eu me preocupo em emagrecer e controlar a alimentação, mas eu me descontrolo e mais tentações aparecem na minha frente. E como eu não ando muito com a cabeça firme....
Mas hoje eu vim aqui falar de um outro assunto que tem tudo a ver com alimentação...são os cuidados que devemos ter com a nossa boca! Sim meninas, afinal é por alí que tudo começa. 
É triste dizer isso, mas sou muiiiiiiito relaxada com os cuidados com meus dentes. DETESTO ir ao dentista e com isso só vou quando a coisa já tá daquele jeito :( . Enfim não tenho os cuidados que eu deveria ter mesmo, ja perdi alguns dentes por conta de canais que comecei a fazer e parei. 
Desta vez estou com um dente doendo de um lado da boca - esse já era, vou ter que tirar - e  do outro lado um dente que tem que fazer canal. Então acontece que quando como mastigo mal e sinto dor. Pra piorar tenho dentes sensíveis e amarelados ( vai fumar vai....vai tomar 2 garrafas de café vai!).
Resolvi então ir ao dentista, porque né, do jeito que tá não tá dando pra comer e a titia aqui não quer ter bafinho.
Quase caí com o meu orçamento....$1.300,00!!! E olha que é é uma clínica popular nem é nessas chicozonas, porque numa dessas só pra fazer um orçamento me pediram um raio-x de $120,00!. Genteeeeeeee não é a toa que pobre cai os dentes!!! Que horror!!! Daí eu fico pensando....grande parte desse dimdim nem vai pro dentista coitado, vai pra pagar materiais usados, despesas da clínica, impostos etc....
Mas como não tem jeito e eu QUERO resolver meus problemas dentísticos agora de uma vez por todas antes que eu fique bangela lá vou eu me endividar!
Lembro de uma vez eu ter visto num Programa do Gugu, ainda no SBT, a historia de 2 gêmeos obesos mórbidos que estavam fazendo uma dieta pra fazer a cirurgia bariátrica e a primeira coisa que eles tiveram que fazer foi ir ao dentista e la o dentista explicou que uma boca que não tem os dentes saudáveis contribui para que  pessoa engorde. Cumassim? A pessoa com os dentes podrinhos cariados não consegue mastigar direito e nem por muito tempo, então ela engole os alimentos sem triturá-los e não dá tempo de sentir a saciedade!
Então meninas, bora botar as escovitchas pra trabalhar, não esquecendo do fio dental hein! E eu....vamos ver se aprendo a lição né!


Aqui vai uma coisinha que achei pra vocês:


A mastigação é muito importante para uma boa digestão, absorção e eliminação!Normalmente comemos muito rápido por falta de tempo ou por hábito e deixamos de apreciar o sabor do alimento engolindo-o quase inteiro. Sem apreciar o sabor não temos o prazer de comer que é tão importante quanto nos nutrir. Esquecemos também que na boca começa a digestão, onde o alimento é banhado por enzimas que muitas vezes não tem tempo de agir por não mastigarmos como deveríamos.Nosso estômago não tem dentes e os alimentos que vão em pedaços ou quase inteiros parar nele ficam muito tempo ali para serem digeridos pelas enzimas. Isso causa fermentação aumentando o numero de gases tanto no estômago como no intestino causando mal estar.Além disso fica mais fácil de termos azia, enjôo, refluxo...Demora cerca de 20 minutos para nosso cérebro receber a mensagem de que estamos saciados, quando começamos a nos alimentar. Se comemos rápido, sem mastigar direito, além de tudo mencionado acima, acabamos comendo mais para nos sentirmos saciados. Mastigação adequada ajuda também na saciedade e no comer menos.Em qualquer refeição que fizer tenha o foco nela, isso é o primeiro passo para a boa mastigação. Quando comemos pensando em outra coisa ou trabalhando no computador, vendo televisão...tiramos o foco da comida e isso é o primeiro passo para mastigarmos menos e comermos mais. Então foco na alimentação!!!Mastigue muito bem até virar “papa”. Não há um numero de mastigadas certo pois alguns alimentos exigem mais atrito com os dentes como as carnes e outros rapidamente viram “papa” como macarrão e pães. Preste atenção se o alimento já esta mastigado o suficiente quando ele estiver como uma papinha de criança na boca. Pronto, hora de engolir.Nesse processo além de sentir os sabores do alimento, temperos e aromas, você passa a ter mais saciedade e mais inteligência corporal da hora de parar de comer.Seu estômago agradece a sua ajuda no trabalho excessivo que ele estava tendo, intestino funciona melhor, toxinas são mais facilmente eliminadas e você ainda come menos por se saciar melhor.]
Fonte: Analucia Giusti Costa Nutricionista CRN3.11971

Bju bju...Me liga!

Nenhum comentário:

Postar um comentário